Considerado um dos mais importantes terminais na aviação geral e executiva no Estado de São Paulo, o Aeroporto Campos dos Amarais, em Campinas, está passando por uma série de obras com o objetivo de ampliar os seus serviços, e atender à crescente demanda do mercado de aviação civil no Brasil. Nos últimos três anos, o aeroporto registrou movimentação média de 55 mil operações de pousos e decolagens.

Nesta semana tiveram início as primeiras intervenções para a ampliação da pista de pouso do aeroporto, que passará de 1,2 mil metros por 30 metros para 1,65 mil metros por 30 metros (150 metros na cabeceira norte e 300 metros na cabeceira sul). As pistas de rolamento serão alargadas de 10 para 16 metros, e a pista de táxi paralela aumentará em 450 metros.

Haverá ainda a ampliação da via de acesso aos hangares, a construção das vias de serviço para veículos operacionais, implantação de infraestrutura para novos hangares e ampliação da iluminação do pátio para aeronaves e do balizamento noturno.

As obras estão sob a responsabilidade da Equipav Engenharia Ltda, que participou de licitação no mês passado. Serão investidos R$ 7,7 milhões de reais e as intervenções devem ser concluídas no prazo de oito meses, segundo o Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo (Daesp).

Enquanto as obras estão em andamento, o Aeroporto dos Amarais opera do nascer do sol até as 9h00 e das 17h00 horas até o pôr do sol.

Hangar360

Em meio a essa expansão está o Hangar360 – localizado nos Amarais – um Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Base de Apoio para projetos interdisciplinares nas áreas científicas, culturais e educativas ligadas à aviação. Toda a estrutura do empreendimento será sustentável, considerando independência energética, racionalização e aproveitamento do uso da água, qualidade de vida para seus colaboradores e preocupação ambiental.

O Hangar360 será um lugar de intercâmbio e difusão do conhecimento aeronáutico especializado, onde estudantes, profissionais e empresas criarão conceitos, produtos e serviços voltados para a aviação verde. As obras para a construção do hangar estão em andamento.