O Hangar360 está sendo construído em Campinas – SP. A escolha reflete uma vocação da cidade, que teve como aluno do Colégio Culto à Ciência, o “Pai da Aviação”, Alberto Santos Dumont.

A Região Metropolitana de Campinas engloba seu município-sede, Campinas – a maior cidade do interior do Brasil – e mais 18 municípios, totalizando cerca de 2,5 milhões de habitantes. Campinas é o segundo centro econômico, industrial, científico e tecnológico do Estado de São Paulo e um dos maiores da América Latina. A região representa 9,5% do PIB paulista e 4% do PIB brasileiro. Seu parque produtivo alcança desde áreas industriais tradicionais (automotiva, têxtil, metalúrgica, alimentícia, petroquímica e farmacêutica) até nichos da produção de ponta em telecomunicações, eletrônica, informática e química fina. Campinas localiza-se numa região privilegiada, rodeada por malha ferroviária e pelas principais rodovias do país: Anhanguera, Bandeirantes e Dom Pedro I.

Décima cidade mais rica do país, Campinas é responsável por pelo menos 15 por cento de toda a produção científica nacional, sendo o terceiro maior pólo de pesquisa e desenvolvimento brasileiro.

Representando um dos maiores centros universitários do Brasil, com cerca de 89 mil alunos matriculados no ensino superior, sendo a UNICAMP e a PUCC suas maiores universidades, Campinas abriga também o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPqD) e o Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS), o único acelerador de partículas do Hemisfério Sul.

Como consequência deste potencial tecnológico, que já atraiu inúmeras empresas de base tecnológica para a região, 50 das 500 maiores do mundo estão instaladas em Campinas e região. Entre elas, destacam-se: BYD, IBM, Lucent Technologies, Motorola, Nortel Telecom, Hewlett-Packard, Valeo, Robert Santander, Benchmark Eletronics, 3M, General Electric, entre outras.

Destaca-se em Campinas também a política pública da Prefeitura com o Programa de Planejamento Estratégico de Ciência, Tecnologia e Inovação. O objetivo é planejar Campinas para o futuro, tornando o município reconhecido nacional e internacionalmente como a “Cidade do Conhecimento e da Inovação”.